terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Sem palavras

Ando meia abananada.
Ontem, uma amiga no meio de uma conversa banal, diz-me: "Tenho de te contar uma coisa."
Em jeito de troça, respondi-lhe: "Não me digas que estás grávida..."
Ela: "Nada disso. Vou divorciar-me."
Eu: "Oh não sejas parva. Diz lá o que tens para me contar."
Ela insiste na mesma resposta.
Explicou-me os motivos, as angústias, a dor, o orgulho....
Este casal era um daqueles casal-modelo.
Juntos há uma porrada de anos. Sempre cúmplices. Sempre apaixonados. Divertidos, gozões, amigos.
Há 2 anos, para melhorar a sua carreira profissional, ele emigrou.
Veio a Portugal algumas vezes, nas férias, natal, etc...
Por cá, contou sempre com o apoio da mulher, com o seu carinho, com seu amor.
Na última vez que cá esteve, no Natal, disse-lhe que queria ter uma conversa séria com ela. Contou-lhe que se sentia atraído por outra pessoa. Uma colega. Disse-lhe que não sabia bem o que sentia... Ou melhor que não percebia o que sentia. Que nada tinha acontecido entre os dois.
Ele partiu.
Ela ficou com o coração pequenino.
Até ao dia em que ele lhe diz que afinal aconteceu alguma coisa entre ele e a colega.
Ela fez-lhe aquela pergunta sofrida. No que era a outra melhor?
Ele comparou-as. Disse que tinha consciência que a minha amiga era em tudo melhor. Mas a outra era uma pessoa que cuidava dele... e ele precisava disso.
A minha amiga deu-lhe um prazo para se decidir.
Ele nem resposta lhe deu.
Acabou 1 mês de tolerância, de mágoa, de tristeza.
Intentou o divórcio.
Está a tentar reagir. Tem o espírito determinado. E magoado.
E eu... fiquei profundamente triste.
Este casal fazia me acreditar na vida a dois. Nos encontros que nos estão destinados.
Nunca esperei um desencontro.
Fiquei ao lado dela, enquanto ela limpava as lágrimas. Fiz um esforço gigantesco para não chorar.
Dei-lhe força. Disse-lhe que achava que ele se ia arrepender do passo idiota que estava a dar.
Queria fazer mais.
Queria solucionar as coisas.
Não queria vê-la sofrer.
Ontem perdi um bocadinho a fé... nas pessoas.

2 comentários:

  1. O Amor:
    É como a relva, se o plantares e regares todos os dias, ele cresce.
    Se aparecer uma vaca… acaba com tudo!

    ResponderEliminar
  2. Ahahahah! Olha que agora fizeste-me rir. MUITO! Obrigada! Ahahahaha!

    ResponderEliminar