sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Gente que nos faz bem

Hoje à hora do almoço, passei pelo supermercado para comprar umas faltas para o jantar de logo. Na fila para pagar, à minha frente, estava uma senhora muito velhinha. Daquelas com ar de avó querida, que apesar da idade se vê perfeitamente que foi (é) uma mulher muito bonita.
As compras da senhora resumiam-se a 2 pacotes de leite, pão, manteiga e uma caixa de ovos.
Quando chegou a altura para pagar, a senhora não tinha dinheiro suficiente para pagar.
A empregada gentilmente disse-lhe que lhe guardava os produtos na caixa, se ela quisesse ir buscar o dinheiro em falta. A senhora agradeceu, e em tom amável confidenciou que aquele era o único dinheiro que tinha, um problema súbito de saúde obrigou-a gastar um bocadinho mais que o habitual.
Retirou os ovos das compras... não era suficiente.
Retirou um pacote de leite...
Não aguentei e disse à empregada na caixa para juntar o pacote de leite e os ovos na minha conta (ainda lhe juntei 2 chocolates que estavam na prateleira colada à caixa).
A senhora velhinha não estava a entender nada. A empregada explicou-lhe, apontando para mim.
A senhora velhinha diz que não me pode pagar. Eu respondo que não preciso do dinheiro, e que a ajuda que lhe presto hoje, ela poderá prestar a alguém amanhã.
Faz-me uma festa na cara. Contenho as lágrimas.
A senhora velhinha vai embora. Pago as minhas compras, troco dois dedos de conversa com a empregada.
Quando me volto, vejo a senhora velhinha. Estende-me um papelinho que traz na mão.
Aceito. Ela sorri e segue caminho.
Já no trabalho, leio o papel - "Na minha casa haverá ovos e leite, e uma porta aberta para os anjos. Seja bem-vinda. (seguido da morada)"
Não consegui conter as lágrimas.
O nome da senhora velhinha é Violeta.
Bonito, não é?

10 comentários:

  1. E agora quem teve que conter as lagrimas fui eu!!!
    Maravilhoso!
    Nem preciso de comentar mais ....

    ResponderEliminar
  2. Olha gostei tanto que se nao te importares vou por o link do teu post no meu blog!
    Beijocas...hoje aposto que ganhas-te o mes inteiro!

    ResponderEliminar
  3. Olá Deborah! Ganhei o dia, o mês e quase o ano.
    Por vezes pequenos gestos fazem a diferença. Não fiz o que fiz para receber algo em troca, mas o gesto daquela senhora valeu por tudo. Há pessoas boas em toda a parte, nós às vezes é que não estamos atentos.
    Claro que podes colocar o link no teu blog.
    Há coisas boas para partilhar.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. óóóóh!Também quero!
    Deboraak não te importas que copie a tua ideia?
    Underground não te importas que também ponha o link no meu blogue?
    LINDO LINDO LINDO, são pessoas como tu, e avózinhas como a Violeta que fazem a diferença neste mundo perdido.
    Chorei, sim chorei muito hoje estou assim!
    O teu gesto foi uma coisa linda e tenho a certeza que o Universo te dará a recompessa, e a Vovó Violeta tenho a certeza que foi e é também uma boa alma, o gesto do bilhete é uma coisa amorosa.
    Sabes, acho que pode ser o início de uma bela e forte amizade.
    PARABÉNS e OBRIGADA por teres partilhado uma história tão linda, é por coisas assim que vale a pena viver e sorrir.

    ResponderEliminar
  5. Oh Palhinha, já sei o que o teu dia foi uma porcaria... humpf. Acredito que em recompensa, irás ter um excelente fim de semana, com todos os miminhos que mereces.
    Não me importo nada que coloques o link no teu blog. Aliás, como disse à Deborah, tenho é de vos agradecer, por puder partilhar isto convosco. Obrigada, a ti!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que fizeste o que fizeste. Saber que ajudámos alguém sem esperar nada em troca é das melhores sensações que há! E até puseste 3 pessoas a chorar (pelo que leio nos comentário) e nenhuma esteve envolvida...

    ResponderEliminar
  7. pois já eu por muita força que tenha feito, as lagrimas saltaram-me dos olhos aos pares! sou uma sensivelzona, e estas coisas mexem comigo da melhor maneira... obrigada por fazeres deste nosso cantinho, um mundo melhor! um bem haja.*** Violeta é um nome LINDO, tenho a certeza que essa senhora é um doce, e essa ajuda para ela, so lhe veio confirmar que todo o bem k fez na vida, voltou a ela...

    ResponderEliminar
  8. Obrigada a ti, tinker. Pelas palavras e pelo carinho!

    ResponderEliminar