segunda-feira, 26 de julho de 2010

Under e a francesa

Não sei de já vos tinha dito que detesto franceses.
Os nossos santos não combinam e não há nada a fazer.
Pois bem.. tenho uma colega francesa.
Está em Portugal há uns anos, mas ainda fala com aquele sotaque oh-la-la que me enerva solenemente.
O mais parvo é que quando ela está connosco não tem praticamente sotaque, mas quando está com as chefias... lá vem o sotaque do charme.
Depois, ela é daquelas que perante as chefias tem para connosco sempre o mesmo discurso... "U mal des portugaise é serem impacientes. E depuis quandu algu falha sempre com carra de corrdeirinho, sem savoir assumir la responsabilité. Moi, sou diferrénte. Sou paciente e précisa. Sou frontal mas clárou com educácion. Assumo tout o que faço."
E eu passadinha de todo a ouvir isto. E lá dizia: "Não somos impacientes, somos exigentes acima de tudo. E se há coisa que sabemos fazer é assumir a responsabilidade pelos nossos actos, ainda que seja difícil lidar com a frustração de ter falhado!"
E ela lá me lançava o sorriso de campanha de cosmética, encolhia sempre os ombros e rematava com un "Bon".
Todos aqui sabemos que ela não é nada como se pinta.
É complicada, limitada e não sabe assumir os seus erros. E falsa, muito falsa.
Hoje foi o dia da "morte" da francesa.
Levou um raspanete da chefia por uma incompetência daquelas com I grande.
Lá tentou o sotaque. De nada lhe valeu.
Saiu a chorar para a casa de banho.
Bem, o big boss entra no meu gabinete. Pede-me para tentar reparar o erro da colega.
Nisto, ela abre a porta, o big boss fica atrás da porta e ela diz: "Se aquele filho da puta fosse enfiar os discursos pelo cú acima, é que me fazia um favor. Aquela cara de gosto-de-chupar-pilas precisa de levar umas morraças valentes. Cabrão!"
Ora isto tudo sem sotaque.
Eu fiquei sem cor.
O big boss sai detrás da porta e diz: "Tem 5 minutos para se recompor e ir ao meu gabinete. E pode já ir preparada de kleenex's porque o que terá de ouvir despertará em si muitas lágrimas. As chamadas lágrimas de crocodilo."
O que se passou no gabinete do big boss, ninguém sabe.
Só sabemos que ela foi para casa mais cedo.
Eu fiquei com pena dela... é do caraças perder em 2 minutos aquilo que se construiu em 6 anos.
Mas quando o meu colega B. a começou a imitar, com aquele sotaque odioso a falar da impaciência dos colegas portugueses... olha, cada um tem aquilo que merece, oh franciu!

5 comentários:

  1. Tchiiiiiiii......nem imagino!!!
    Sem comentarios!!!

    ResponderEliminar
  2. txiii, dá pena, dá. opá, dá. (mas eu tb gosto de franceses, eheh)

    ResponderEliminar
  3. Pois dá pena quando me ponho no lugar dela.
    Mas por outro lado, uma tipa que se diz ponderada e educada fazer isto, só pode ter dupla personalidade.

    ResponderEliminar
  4. Bolas, essa foi uma gaffe ainda maior (e mais grave) do que aquelas tuas que aqui costumas contar. Pelo menos as tuas são de rir, já esta... e depois foi despedida?

    ResponderEliminar
  5. Coitada, mas fez a cama onde se deitou! E, já que já, aproveito para dizer que estou com os franciús pela ponta dos cabelos.

    ResponderEliminar